Como Viver Eternamente

18:09

Galera, sei que não costumo fazer resenhas aqui no blog, mas ando pensando seriamente no assunto. Eu AMO ler. Mas resenhar é o problema, pois na maioria das vezes não consigo fazer isso sem dar Spoiler kkkkk, mas um livro que li recentemente me comoveu a tal ponto que eu não podia deixar de falar sobre ele com vocês.

Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos. 


"Como Viver Eternamente" foi lançado em 2008 e já está em sua 4° edição. Em 2014 ganhou uma nova capa super fofinha que é essa aí da imagem. 
Eu queria muito encontrar as palavras certas para descrever tudo que senti quando li este livro, para descrever o quão especial esse livro é. Lembro de ter lido em um dia e reler mais uma vez porque não conseguia acreditar em algo tão extraordinário. E não é exagero meu não, já li muitos livros, mas nenhum se compara a este.

Lista nº1 - Cinco fatos a meu respeito
1.     Meu nome é Sam.
2.    Tenho onze anos.
3.    Coleciono histórias e fatos fantásticos.
4.    Tenho leucemia.
5.    Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto.

Sam tem pouco tempo de vida, já que todos os tratamentos que fez para combater o câncer não surtiram efeito algum, apenas prolongaram um pouco mais de sua vida. Devido a doença ele tem aulas particulares em casa junto ao melhor amigo Felix, também sobrevivente do câncer. Em uma dessas aulas particulares ele é estimulado a escrever um pouquinho mais sobre si. Mas, empolgado com a ideia ele acaba escrevendo um livro em forma de diário, onde conta seus sonhos, medos, os acontecimentos do seu cotidiano e suas várias perguntas sem resposta. É por meio da narrativa de Sam, e de sua maneira inocente e infantil, mas ao mesmo tempo madura de enxergar o mundo ao seu redor, que mergulhamos na história e descobrimos mais sobre a doença e os desejos de um futuro que ele sabe que não terá.

Por que deus faz as crianças ficarem doentes?    
Sam começa a escrever as coisas que lhe parecem importante. Até que um dia seu amigo Felix vê a sua lista de desejos.

-Como é que ter câncer vai fazer você melhorar?
-Bem, para ensinar coisas.
-Que coisas?
-Bem...como...o que é importante na vida. Sei lá. Você fica entusiasmado de poder andar de bicicleta, por exemplo. E...percebe como é importante sua família. Coisas assim.
-Essa é a maior besteira que já ouvi na vida. Deus lhe dá câncer para lhe ensinar o quanto é bom andar de bicicleta? Não pode por isso aí!
-Mas agora eu já coloquei.

Confesso que Felix conquistou meu coração. Ele é irônico e cético, além de curtir Green Day, não teve como não me apaixonar. Enquanto Sam cria motivos para ver o lado bom da doença (o que é ótimo), Felix vai lá e puxa o tapete do amigo, mas não é que ele seja um menino ruim, ele é apenas realista.
Um pouco mais velho que Sam, talvez uns dois anos (acho), Felix é rebelde e bem resolvido, embora também tenha câncer e passe a maior parte do tempo em uma cadeira de rodas. Felix é cheio de si e não tem medo de fazer o que quer e ser feliz. Bem diferente de Sam que é quietinho e prefere imaginar as coisas. Felix questiona Sam sobre a lista de desejos, afinal, por que diabos se cria uma lista de desejos se não tem a intenção de realizá-la?
De uma forma simples e inusitada, Felix ajuda o amigo a realizar os desejos, até mesmo os mais bizarros haha.

Para onde vamos quando morremos?

A narrativa é envolvente e bem verdadeira, a escrita da autora é simples como a de um garotinho, o que faz a leitura fluir rapidamente. E ao mesmo tempo em que te arranca sorrisos, a autora consegue lhe arrancar um rio de lagrimas. Nunca chorei e ri tanto ao mesmo tempo em uma única leitura kkk. Não espere um livro extremamente dramático, a obra de Sally é equilibrada e muito fácil de ler, além de possuir uma mensagem linda e trazer diversas reflexões. 
Descobri que tem um filme baseado no livro, agora estou louca para assistir haha

Eu adorei o livro e espero que vocês leiam e também sejam tocados pelas palavras de Sam e assim compartilhem o livro com várias pessoas, como eu já fiz haha.
Mil beijos amores <3 

Leia também:

4 comentários

  1. Oi Jessie <3 Como assim você não fazia resenhas antes? Você escreveu super bem e sem nenhum spoiler haha Adorei mesmo. Já vi a capa desse livro, mas nunca tinha procurado saber sobre a história. Confesso que fiquei apaixonada, que amor!! A história deve ser realmente linda e envolvente.
    Faça mais resenhas viuuu <3
    Beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que em breve postarei mais resenhas aqui no blog <3
      Fico muuuuito feliz que tenha gostado, beijooos

      Excluir
  2. Muito boa a resenha!! Já está anotadinho aqui, gosto muito de livros que fazem chorar ❤
    JP

    ResponderExcluir