Pra ser melhor amigo de alguém

16:35

Foto: Reprodução/Pixabay
Sabe, pra ser melhor amigo de alguém você não precisa concordar com tudo que a pessoa diz ou faz. O melhor amigo, de verdade, briga, discorda, confronta os pensamentos do outro, mas faz isso pelo bem, porque acredita que a pessoa é capaz de melhorar.

Às vezes pra ser melhor amigo você tem que dar uma chacoalhada na pessoa e mostrar o que ela tá fazendo de errado, tem que expor a tua opinião, com sinceridade. Tem que dar uns puxões de orelha quando for preciso. Tem que abrir os olhos do teu amigo e ter paciência para que ele entenda e aceite que nem sempre está com a razão.

Ser melhor amigo não é passar a mão na cabeça e dizer que tudo vai ficar bem quando a verdade é bem diferente disso. Ser melhor amigo é dizer que a vida tá foda e que pode piorar. Que os problemas são muitos, mas que precisam ser enfrentados. Que o vacilo foi grande e não dá pra simplesmente passar o pano. Ser melhor amigo é estar disposto a evoluir com o outro, cada um no seu tempo.

Uma amizade não vive apenas de elogios e bons momentos, é uma relação com altos e baixos que também precisa ser cuidada. O melhor amigo também critica, mas critica pelo bem porque quem ama de verdade coloca as cartas na mesa, alerta a pessoa sobre a pedra no caminho antes que ela possa tropeçar e se machucar.

Ser melhor amigo é saber ouvir sem julgar, expor sua opinião com sinceridade mas também saber o momento de ficar simplesmente em silêncio. Ser melhor amigo é saber dar o espaço que a pessoa precisa, é saber dividir problemas e alegrias, enxugar as lagrimas do outro e soltar uma piada nada a ver só pra tentar ver o outro sorrir.  Ser melhor amigo é compartilhar valores e aceitar as diferenças acima de tudo.

Ser melhor amigo é ficar anos sem ver ou falar com a pessoa, mas quando o acaso fizer vocês se cruzarem no ônibus, na rua, na vida vocês conversarem como se nunca tivessem se afastado. Ser melhor amigo é impulsionar o outro em direção aos sonhos, ajudar o amigo a crescer, ficar feliz com as conquistas e ajuda-lo a superar as derrotas. Ser melhor amigo é basicamente agir como se fosse um irmão, uma irmã, um pai ou uma mãe, ou interpretar todos esses papeis juntos se necessário. 

Leia também:

2 comentários

  1. Que texto mais lindooooo! Ah <3 deixou meu coração quentinho haha! É tão bom ter uma amizade assim né? E é super difícil, também, ter uma amizade assim. Tenho um amigo que somos exatamente assim, um é a base do outro sabe? São elogios, puxões de orelhas e as melhores conversas. As vezes não sei nem agradecer ele pela nossa amizade, é algo tão raro que precisa ser cultivado com todos os cuidados <3 Vou até mandar seu texto pra ele ler! Amei muitooooo <3
    Beijooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa, que bom que gostou :)
      Realmente é muito raro ter esse tipo de amizade, tanto é que quando encontramos é bom cuidarmos bem para não deixar escapar haha
      Manda o texto pra ele sim <3 é bom dizer ao outro o quanto a gente valoriza a sua companhia :)
      Feliz em te ver de novo por aqui viu <3
      Beijão

      Excluir