Ser adulto é descobrir que as certezas não existem

14:04

Imagem relacionada
Quando eu era criança achava que ser adulto era o máximo. Que tudo seria mais fácil quando eu tivesse altura e idade suficiente para fazer o que bem quisesse. Afinal os adultos pareciam tão certos sobre a vida que eu tinha pressa de ser como eles.

Mas aí eu cresci.

De repente percebi que os adultos não tinham certeza de absolutamente nada, que na verdade estava todo mundo meio perdido nesse mundo, eles apenas fingiam estar bem enquanto tentavam juntar seus próprios pedaços e no meio de todo o caos se encontrar.

Percebi que a gente cresce, envelhece e mesmo assim continua sem saber exatamente para onde ir. Com a pura ingenuidade de uma criança que pouco sabe sobre o mundo, eu achava que virar adulto seria meio que uma transformação, como aquele processo de metamorfose que a lagarta passa para se transformar em uma linda e livre borboleta. Portanto, eu achava que quando eu tivesse determinada idade tudo ficaria mais estável, certo e seguro e eu saberia exatamente o que fazer.

Mas não foi isso que aconteceu.

Quanto mais a gente cresce, mais incertezas surgem para nos assombrar e de repente aquela certeza imatura que a gente tinha sobre a vida desaparece e não sabemos muito o que fazer. A gente só vai vivendo.

Mas todo mundo passa por isso. A gente sempre se sente meio deslocado, sem saber como agir ou o que dizer. O tempo passa, mas continuamos sentindo as coisas do mesmo jeito, só ampliamos o repertório comportamental e fingimos ter noção de como agir diante dos acontecimentos, mas no fundo ainda somos crianças que precisam agir e se portar como gente grande.

Pagar as contas. Estudar. Trabalhar. Dormir pouco. Fazer as compras do mês. Lavar a louça. Recolher as roupas do varal. Levar o totó pra passear. Colocar comida para o gato. Arrumar a cama, o guarda roupa e quem sabe fazer uma lista para organizar a vida... enfim, tudo isso faz parte daquilo que chamamos de Responsabilidade, que é algo que ganhamos quando nos tornamos adultos e com o passar do tempo ela vai ficando cada vez maior e não podemos abandona-la no caminho porque faz parte da gente.

Durante os dias, o vazio nos faz companhia vez ou outra e a gente aprende a conviver com ele sem reclamar. As vezes o preenchemos com coisas passageiras, outras vezes o aceitamos sozinhos e abertamente. As crises existenciais também passam a ser frequentes, mas aprendemos aos poucos a ser pacientes, colocamos um sorriso no rosto e fingimos estar tudo bem, mesmo que no final do dia a gente se tranque no banheiro para chorar.  E tudo bem, porque logo passa.

Não vou mentir, às vezes até bate uma vontade de desistir, chutar o balde e jogar tudo para o alto, afinal ficar o dia inteiro na cama é confortável e tentador e parece bem mais certo e seguro do que tentar lidar com o mundo lá fora. Mas toda essa maré de sentimentos deve servir de combustível para nos impulsionar a seguir em frente, porque uma coisa que a gente aprende é que tudo passa e nós só precisamos aprender a nos reinventar.

A vida tem tantos caminhos que nos oferecem N oportunidades e é um erro achar que existe uma única escolha que seja a certa. São possibilidades e não sentenças de vida. Se escolhermos algo que não parece tão certo quanto achavamos, sempre é possível recomeçar, pois nada é definitivo.

Sentir medo, fazer escolhas erradas e se perder faz parte do processo de crescimento. Com o tempo a gente entende que nada está plenamente sob o nosso controle e às vezes tudo que precisamos fazer é deixar as coisas acontecerem.

Ser adulto na verdade é descobrir que as certezas não existem, mas a gente tem sempre o poder de reinventar sonhos, escolhas e a nós mesmos.

Leia também:

2 comentários

  1. eu to passando por isso, na verdade, ja passo por essas coisas desde quando eu tinha uns 12 anos, eu meio que ja sabia que ia ser assim, e eu meio sei la... meio que ja passava por isso, agora, com quase 20 anos, essa sensação está mais forte, e as crises existenciais praticamente todos os dias, hasuahusah socorro. alias, otimo texto, voce escreve bem acho que ja falei isso aqui, é bem gostoso de ler sua escrita <3


    www.inocentementeingenua.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ninguém está livre de se sentir assim kkk o tempo passa e a sensação só piora né?
      Fico feliz que goste da minha escrita haha, muitissimo obrigada pelo carinho. Beijoos <3

      Excluir