Dicas de redação

15:37

Imagem relacionada
O ENEM está chegando, e eu sei por experiência própria que a redação pode ser o maior pesadelo para boa parte dos estudantes, principalmente aqueles que têm certa dificuldade para colocar uma ideia no papel. Escrever não é tão simples, algumas pessoas até conseguem desenvolver um texto espontaneamente, mas a maioria perde horas tentando organizar as ideias e transcreve-las. Pensando nisso, resolvi fazer uma série de posts no intuito de ajudar os vestibulandos a vencer o medo da redação e provar que, sim, é possível escrever um texto sem saber sobre o tema com antecedência.

Então separa a caneta e o papel para anotar as dicas abaixo e arrasar na redação:

1-Conheça a Estrutura do Texto
A primeira coisa que precisamos nos preocupar antes de começar a escrever é com a estrutura do texto, pois é a partir dela que conseguiremos organizar nossas ideias de forma coerente. Basicamente, uma boa redação é dividida em Introdução, desenvolvimento e conclusão.

-Introdução
A introdução é apenas um paragrafo contendo as ideias que vamos tratar no desenvolvimento do texto. Para escrever uma boa introdução precisamos refletir a respeito do tema e responder a seguinte pergunta: Qual é o problema?

Se o tema for Caminhos para Combater o Trabalho Infantil no Brasil, por exemplo, então o problema é que o trabalho infantil existe no Brasil. Mas por que o Trabalho Infantil existe no Brasil? Quais os motivos que levam as crianças a trabalhar? Por que é um problema? A partir dessas perguntas, podemos construir argumentos que sustentem nossa afirmação e desenvolve-los ao longo do texto.

-Desenvolvimento
O desenvolvimento deve conter dois parágrafos onde o tema da redação deve ser discutido a partir do que foi escrito na introdução.

Para construir o primeiro paragrafo de desenvolvimento, precisamos encontrar duas coisas que tornem o Trabalho Infantil um problema. Por exemplo, o Trabalho Infantil atrapalha no desenvolvimento da criança, pois impede que esta vá à escola. Além disso, pode prejudicar a saúde física e mental da criança. A partir desses dois problemas, podemos construir o primeiro paragrafo de argumentação.

No segundo paragrafo de desenvolvimento, precisamos apontar dois motivos que impedem o problema do Trabalho Infantil de ser resolvido. Podemos citar, por exemplo, famílias carentes como a origem do problema, já que a condição financeira dessas famílias é precária, o que leva as crianças a trabalhar precocemente. Além disso, a falta de fiscalização colabora para a existência do problema.

-Conclusão
A conclusão é o fechamento do texto e, no caso da redação do Enem, deve conter uma proposta de intervenção que seja capaz de resolver os problemas que você apresentou em todo seu desenvolvimento.

Então, se você falou em seu desenvolvimento que a causa do problema é a extrema pobreza que leva as crianças a trabalhar precocemente e que a falta de fiscalização colabora para a existência do trabalho infantil, você deve dar uma solução para isso, que seria, por exemplo, mais oportunidades de emprego para os pais dessas crianças, a criação de políticas públicas que visem assegurar que essas crianças tenham acesso a projetos educacionais que estimulem seu desenvolvimento, e que as autoridades locais se dediquem a punir adequadamente os responsáveis por burlar a lei e deixar que essas crianças trabalhem, sabendo que trabalho infantil é crime.

A bancada responsável por avaliar a redação do Enem analisa o texto por etapas, para garantir que cada um dos parágrafos atendam suas expectativas. Por isso, é importante pensar no passo a passo da redação de forma individual, Introdução, desenvolvimento e conclusão. Qualquer desvio ou mistura desses três fragmentos pode resultar na perda de pontos nas competências.

Agora que vocês já conhecem a estrutura da redação, podemos seguir em frente.

2-Anote Todas as Ideias

Antes de começar a escrever, é de extrema importância que você anote tudo que lhe vier em mente a respeito do tema. Assim você não terá problema com aquele “branco” que bloqueia sua escrita.

Então se o tema for Suicídio, por exemplo, você deve montar uma lista de fatos e argumentos que poderão ser usados na construção da sua redação:

-O suicídio é frequente entre jovens e adolescentes.
-A depressão pode levar ao suicídio.
-A Netflix exibiu um seriado, 13 Reasons Why, que abordou a ocorrência de suicídio entre adolescentes.
-Suicídio ainda é tratado como tabu

Perceba que as frases a cima são simples, não precisam ser detalhadas ou super elaboradas, pois a ideia é colocar no papel a informação do jeito que ela veio a sua cabeça. Se você ficar pensando em organizar as frases com perfeição, ficará travado, não saberá se expressar no papel e consequentemente perderá bons argumentos e muito tempo. 

3-Faça sua Redação por Etapas

Organize cada paragrafo do texto a partir dos argumentos que escolheu. Por exemplo:

“O seriado 13 Reasons Why, exibido na Netflix, ficou famoso ao abordar a ocorrência de suicídio entre adolescentes. Embora o suicídio seja um fator de saúde pública, ainda é tratado como tabu pela sociedade.”

Perceba que duas das ideias organizadas foram usadas na construção desse paragrafo. Claro que os argumentos poderiam render uma série de frases e ideias diferentes, além de dar origem a novos argumentos e é essa a intenção ao organizar a redação por etapas. Com a pratica, tudo começara a fluir naturalmente.

Nos próximos posts irei trazer dicas para construir uma introdução criativa, o desenvolvimento e também a conclusão baseado em seus conhecimentos diários. Lembrando que, para tirar uma boa nota na redação seu texto não precisa ser revolucionário, inovador ou cheio de ideias espetaculares, afinal os corretores só querem um texto coerente, organizado e que seja fiel ao tema.

Espero que tenha gostado do post <3 ^^

Leia também:

1 comentários

  1. Olá, tudo bem? Cara eu já vi tantas dicas de redações e as minhas melhoraram de maneira bem significativa. Então vou comentar algumas coisas que eu aprendi no decorrer do meu comentário, espero que não se importe ♥

    Sim, uma boa redação é resumido em introdução, desenvolvimento (a cobrança do é enem é que você realize pelo menos 2 desenvolvimentos, para assim relatar melhor e não atropelar o número de linhas) e conclusão.

    Fazer redação por etapas é necessário e eu sempre gosto de citar algo do meu mundo, como séries e filmes, que eu adoro, claro, dentro do tema. Ah, vale lembrar que eles cobram estáticas com muita frequência, então se o tema for violência policial por um exemplo, podemos citar "70% dos jovens moradores de periferias sem antecedentes criminais, já sofreram algum tipo de agressão por políciais responsáveis pela sua segurança." - Essa frase pode ser usado em outros temas que são suspeito para o enem, como a questão dos presídios.

    Uma dica fundamental é saber que frases de filósofos também ganham muitos pontos no enem, por isso eu sempre uso uma que cabe em qualquer redação, como "Segundo o filosofo Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele"", sério, essa é ótima para se usar.

    Adorei suas dicas, foram fundamentais para tirar muitas dúvidas por ai!
    https://retoricament-e.blogspot.com.br

    ResponderExcluir