Depois da escola...

21:18


  Passamos em média de 11 à 12 anos em uma escola. A rotina de provas e lição de casa se torna um saco e não vemos a hora de tudo acabar. Enfim o nosso sonho se realiza, de repente chega a hora de dizer adeus aos corredores e as salas de aula, aos amigos e professores. Dizer adeus a toda galera que fez parte dessa longa jornada. Mas e depois?

  Nesse longo período que passamos sentados em uma cadeira dentro de uma sala de aula, aprendemos que ali seria apenas uma base para decidir que caminho seguir quando tudo acabasse. Não é uma tarefa fácil, e normalmente a maioria só pensa nisso quando está no último ano da escola. O que resulta em decisões precipitadas e mal planejadas. Mas claro, não é pra menos, afinal é nessa época em que os pais, de repente, insistem em pegar no nosso pé nos pressionando para escolher logo uma profissão. É também nessa época que sofremos com todo o lance dos vestibulares e com a insegurança em relação ao futuro.

  Comigo pelo menos está acontecendo mais ou menos isso. Acabei de terminar o ensino médio e a primeira sensação que tive foi de alivio. Caramba, escola é muito legal, mas tem uma hora que toda aquela rotina se torna um fardo e nós, adolescentes, não vemos a hora de tudo acabar para poder gritar "Estamos Livres!!".

  Mas embora seja uma alegria imensa encerrar esse capítulo da vida é extremamente triste o momento da despedida. Não é fácil manter a amizade forte quando tudo acaba. Os horários já não batem, a distância atrapalha e outros N fatores que aparecem para te impedir de rever os amigos. Arrumar um dia em que todos possam estar presentes se torna uma missão impossível. Afinal tudo muda quando termina a escola. Seus amigos terão outros objetivos, você terá outros planos e cada um irá seguir um caminho diferente. Sendo assim, é preciso fazer força para manter firme os laços de amizade.

  Quando tudo acaba você de repente é atingido por uma onda de desespero e insegurança. Afinal se você não tem ideia do que irá fazer, se ainda tem dúvidas sobre que faculdade escolher (tipo eu), você acaba mergulhando em um mar de incertezas. É um momento extremamente complicado que as vezes te faz ter vontade de voltar para a escola correndo, onde sua única preocupação era aprender as matérias para ir bem nas provas e passar de ano.

  É, crescer não é nada fácil... Mas acalme-se.

  Se você está passando por isso, saiba que não está sozinha (o), estamos no mesmo barco. Eu, você e talvez vários outros formandos. O lance é virar a página e partir para o próximo capítulo sem medo. Tem tanta coisa nova pra gente viver. Mesmo com essa pressão toda de trabalho, faculdade e futuro devemos manter a calma enquanto seguimos em frente. Não adianta ficar nessa neura de querer decidir tudo agora. Não se deixe levar pelo fluxo da pressão pós ensino médio, pois é o pior erro que se pode cometer.

  Se você já sabe o que quer, beleza.

  Mas se você não sabe, tudo bem. Estamos juntos (haha).

  O mundo não vai acabar amanhã, tem tempo suficiente para a gente descobrir que rumo tomar. É só manter a calma e não deixar a cabeça esquentar. Pesquise, veja no que você é bom... naturalmente e aos poucos é que a gente se descobre.


Leia também:

2 comentários

  1. Quando terminei o ensino médio fiquei mega feliz! agora eu fico morrendo de saudades kkkkk Apesar que os verdadeiros amigos, tenho contato até hoje :)
    Quanto tomar um rumo, tomei automaticamente haha Adorei o Post! Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Eu já estou concluindo o segundo ano de faculdade e olha, ainda não está nada fácil! Pq no ensino médio éramos como uma família, e na faculdade é muito cada um por si, ainda não sei lidar bem com isso, mas vou levando! Temos que crescer e crescer implica em coisas muito chatas as vezes, mas tenho certeza que em breve virá algo melhor!
    Boa sorte pra vc nessa transição, que as coisas aconteçam tranquilamente!
    Um abraço,
    D'cifrando

    ResponderExcluir