Sobre superar a timidez

20:21

Foto: Reprodução/Veronika Aleksandrova

Você é uma pessoa tímida? Se a resposta é Sim você sabe o quão difícil pode ser fazer novas amizades. Frequentar um lugar onde só há pessoas desconhecidas é um tremendo desafio, a tensão começa a aparecer e você se pega imaginando Meu deus, o que é que eu vou falar pra essa gente? Os assuntos até começam a surgir na sua mente, mas só ficam por ali mesmo, afinal a incerteza da pessoa gostar ou não de conversar com você acaba te impedindo de abrir a boca para dizer um simples Oi. Pensando nisso listei algumas coisas que você pode praticar para amenizar o receio de conversar com alguém, então se liga só:

 

Livre-se de preconceitos

Às vezes colocamos as pessoas em embalagens como se fossem produtos. Julgamos pela capa sem ao menos sabermos do conteúdo. Então é importante saber que não se deve julgar ninguém pela roupa, cabelo e a aparência em geral. As pessoas são uma caixinha de surpresa, esteja ciente disso ao conversar com alguém pela primeira vez.

Busque pontos em comum

Procure saber um pouquinho da personalidade da pessoa, pergunte sobre coisas simples, mas tome cuidado para não tornar a conversa um interrogatório. Não precisa encher a pessoa de perguntas, exponha seus interesses também de forma natural. Ao se expor você possibilita que a pessoa se identifique com você.

 

Não finja ser o que não é

Você não precisa se colocar acima de ninguém. Cada um tem seu ponto de vista e é interessante você colocar o seu na conversa, mesmo que ele seja contrário ao da pessoa. Basta ser educada e saber respeitar a opinião do próximo. De forma alguma mude de lado para agradar alguém, da mesma forma que você compreende e respeita o ponto de vista do próximo ele também respeitará o seu. Não é por você gostar de azul e eu de rosa que deixaremos de ser amigos, certo?

 

Saiba ouvir

Muitas vezes falamos mais do que escutamos e isso é péssimo. O jeito é se mostrar interessada e não ficar repetindo coisas do tipo UHUM, TÁ... Tem que mostrar que está ali, presente ouvindo tudo atentamente. Espere a pessoa falar e quando ela fizer pausas aí sim é o momento de você falar.

 

Quando conhecemos alguém há algum tempo tudo flui de forma simples né? Afinal você já conhece as manias da pessoa, os olhares e já tem mais intimidade pra ser quem você é. Mas com alguém novo fica tudo mais complicado e o receio acaba criando uma barreira nas relações que podem gerar um grande sofrimento. Mas relaxa! Lembre-se sempre que nada é mais importante do que ser você, as pessoas serão atraídas e se identificarão se você estiver disposta a mostrar o seu jeito e universo a elas. Relacionamentos são trocas e tudo flui quando ambos os lados se dispõe a fazer dar certo. Então faça a sua parte sem se cobrar muito por isso.

 

Leia também:

2 comentários

  1. Adorei o post. Sou e sempre fui tímida, mas também muito observadora, prefiro observar do que interagir, mas nem sempre é possível só isso. Essas dicas ajudam muito mesmo. Ainda mais porque se você souber ouvir de verdade e respeitar a opinião do outro, esse outro irá se mostrar para você e você poderá perceber se é alguém que lhe desperta mesmo interesse para conversar ou não, pela própria forma da pessoa colocar sua opinião e sua postura...
    Blog Seja Frugal

    ResponderExcluir