Terminei o ensino médio e quero ingressar no ensino superior

23:07

Ver a imagem de origem

Escolher um curso superior não é uma tarefa fácil, principalmente se você acabou de sair do ensino médio. Mas fica tranquila, é normal sentir-se perdida durante essa fase, afinal são tantas possibilidades de carreiras que escolher apenas uma torna-se uma missão quase impossível. Mas através deste post espero poder contribuir ao menos minimamente para facilitar a sua tomada de decisão.

  Para início de conversa:

-ESSA É UMA DECISÃO EXCLUSIVAMENTE SUA, portanto apesar da família, amigos e terceiros tentarem te influenciar a respeito da escolha profissional, reflita sobre a sua vida e veja bem se é isso que você realmente deseja para o seu futuro, pois não serão eles que terão que lidar com as situações e problemas que surgirão em decorrência do caminho que você seguir.

-CONHECE-TE A TI MESMO
Saiba quais são suas habilidades, competências e afinidades, o autoconhecimento vai contribuir e facilitar a sua escolha profissional. Lembrando que:
  • Habilidades é aquilo que você faz de melhor como desenhar, escrever, dançar... faça uma lista de suas aptidões pois elas podem ter uma relação direta com a área que você pretende escolher.

  • Competências são aqueles conhecimentos adquiridos ao longo da vida através de cursos, na escola ou até mesmo sozinha. Novamente faça uma lista
.
  • Afinidade são os assuntos que você tem mais interesse em se aprimorar, lembre-se das aulas na escola, quais assuntos prendiam a sua atenção?

-PESQUISE
Analise os resultados que foram coletados através da autoanálise e pesquise carreiras que se relacionem com o seu perfil. Para isso você pode usar ferramentas auxiliares, como testes vocacionais que é um método criado por especialistas onde, através de perguntas estratégicas, é feito um levantamento de suas paixões e aptidões no intuito de te direcionar para áreas que se enquadram em seu perfil.

No momento de escolher o curso, é interessante que você pesquise o mercado para aquela profissão e entenda quais são as áreas de atuação. Se possível, converse com profissionais que atuam na área e tire dúvidas, ter contato com quem já possui experiência é uma excelente forma de ampliar o horizonte de possibilidades, entretanto tome cuidado, pois infelizmente existem profissionais frustrados e isso impacta na verdade a respeito da profissão, então escute a experiência do outro, faça perguntas mas não tome tudo como verdade, pois contextos e vivências influenciam diretamente na opinião.

Conheça as instituições de ensino. Muitas universidades promovem ao longo do ano feira de profissões. Nestes eventos, elas abrem suas portas para que estudantes visitem e conheçam suas estruturas e os cursos oferecidos. É uma excelente oportunidade de conversar com profissionais e estudantes da sua área de interesse para saber mais a respeito da profissão desejada.

Ao final deste processo, espera-se que você consiga decidir qual curso irá fazer. Para isso é necessário uma análise cautelosa e critica, inclusive para decidir se a faculdade é o melhor caminho neste momento. Apesar do curso superior ser importante para o ingresso no mercado de trabalho e uma forma de aquisição de conhecimentos diversos, ele não é garantia de futuro promissor. Por isso ao escolher um curso é necessário sentir-se confortável e disposto a lidar com os problemas que surgirão. Por mais que você AME uma determinada profissão, haverá disciplinas, trabalhos e até mesmo vivências que não serão tão agradáveis mas que serão essenciais para o seu desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal. Entretanto, na vida existem outros caminhos a ser trilhados e a faculdade é apenas um deles que sempre estará a sua espera, não importa se você deseja trilha-lo assim que sair do ensino médio ou após 50 anos. Quando você estiver pronto e desejar ela estará de portas abertas para você.

Leia também:

1 comentários

  1. Adorei o post, muito útil para quem está nessa fase complicada de escolha.
    www.lagrimasdediamante.com.br

    ResponderExcluir