Volta às Aulas: Dicas Para Não Procrastinar

12:30

As férias estão acabando. 

Talvez essa seja uma má noticia para você que estava curtindo o tempo livre, ou talvez nem tanto. Mas a questão é que tá na hora de deixar a preguiça de lado e a mania de procrastinar também e se dedicar aos estudos, porque é hora de voltar para a sala de aula.

Se você é um aluno disciplinado e que não possui dificuldade em manter o foco nos estudos, não deve estar preocupado com a volta as aulas, pois já deve estar preparado para a rotina de conteúdo e provas que está por vir. Maaaas, se você é o tipo desesperado, que deixa tudo para última hora, desorganizado MESMO, vou tentar ajudar dando três dicas que andam funcionando comigo.

CRIE UMA ROTINA DE ESTUDOS
Depois da aula, não vá para casa pensando em assistir Netflix ou ficar olhando para o teto. Revise o conteúdo visto em sala de aula! Acredite, isso ajuda muito a não deixar a matéria acumular e também auxilia naqueles assuntos que temos um pouco de dificuldade de entender quando o professor explica uma única vez sabe. Além disso, estudando um pouquinho todos os dias você irá criar uma rotina de estudos que irá facilitar e te deixar bem menos estressado na semana de provas. Não precisa ser algo massivo, estude no seu tempo e depois que terminar a Netflix tá liberada (olhar para o teto e paredes também haha)

USE A INTERNET A SEU FAVOR
Depois da aula, pesquise outras explicações do conteúdo na internet, especialmente no YouTube que tem muitas vídeo aulas disponíveis. Além disso, alguns sites disponibilizam listas de exercícios e materiais complementares para estudo. Vale apena dar uma conferida, pois exercícios é uma boa forma de fixar conteúdo.

EXPLIQUE A MATÉRIA A ALGUÉM OU FAÇA UMA AUTO EXPLICAÇÃO
Essa dica tem me ajudado e MUITO. Após estudar eu sempre falo a respeito do conteúdo com alguém (OI MÃE)  e tento ensinar o que aprendi elaborando uma explicação simples e coerente. Essa técnica tem sido ótima para lembrar o que li e os exercícios que fiz. Se não tiver ninguém para quem explicar a matéria, vale discutir com um amigo ou até mesmo explicar para si mesmo em voz alta.

Lembre-se que estudar, apesar de ser chato às vezes, pode se tornar um hábito.Você só precisa praticar diariamente. Então não desanima com uma nota baixa, nada disso. Se organize da forma que puder e tenha foco. Tenho certeza que com prática e dedicação você será um aluno ainda melhor :)

Essas técnicas costumam funcionar comigo, mas e você? O que tem feito para tornar os estudos mais eficientes?



Leia também:

1 comentários

  1. Todas as dicas que você citou, eu faço. Principalmente de explicar para a mãe o assunto HAHAHHA

    Beijos!
    www.floresceraalma.blogspot.com

    ResponderExcluir